Sócrates e as Três peneiras - A análise feita por um leigo.

Sócrates e as Três Peneiras - A análise feita por um leigo.



As peneiras consistem em: Verdade, Bondade e Necessidade.

Na primeira peneira, Sócrates questiona sobre a Veracidade do “fato”. Na segunda, faz a pergunta: “O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?” está aí, a Bondade. Na terceira peneira temos a Necessidade. O que vai nos acrescentar em emitir (repassar) tal “fato”?

É necessário (sempre!) passar determinadas informações pelas peneiras do sábio. Muitas vezes (quiçá, diariamente) nos chegam informações que não nos acrescentam em absolutamente nada.

Lembrando que, estas afirmações falsas podem ser totalmente destrutivas para quem é o alvo/vítima. Quem nunca leu em algum noticiário ou ouviu em algum programa de rádio, que uma pessoa cometeu suicídio, ou, provocou a morte de tantos outros, pois já não suportava mais tantas conversas paralelas, não suportava tantos boatos que denegriam sua imagem?

É válido analisar as informações que nos chegam e também vigiar nosso instinto que repassar tais “informações”, afinal, “Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.

- Pablo Gualberto -

Nenhum comentário:

Postar um comentário